quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Amigos, minha postagem de ontem aqui no blog e também no Facebook, http://egidiotneto.blogspot.com gerou albuns comentários muito gratificantes, inclusive um vindo de Tegucigalpa, capital de Honduras, que vocês podem conferir aqui no blog, em espanhol. Para compartilhar, procurei traduzir o texto para o Português. Veja até onde a criatividade de um professor pode influenciar a convivência humana:
"Prezado Professor Egidio
Não sei escrever em português, perdoe-me pelos meus erros porque também não sou tão habilidosa com as palavras como você, mas gosto muito de ler seus textos e seus livros. Fico emocionada quando vejo os depoimentos tão sensíveis que aparecem sobre seus livros. Já cheguei a comprar dois livros “Histórias de Valor” pela Internet e dei de presente para meus sobrinhos. É uma pena que eu não consigo encontrá-los em espanhol e à venda aqui em Tegucigalpa, Honduras. Mas mesmo assim meus sobrinhos conseguiram ler o livro e adoraram. Um deles, Rosa, a mãe de o Miguel, que é se casou com o meu irmão depois que ele ficou viúvo e que é professora, leu a história do menino cego para os alunos dela e depois, fez um trabalho em cima da história; ela pediu que cada aluno levasse um amigo de outra raça para a escola e todos brincaram juntos, os alunos dela ganharam novos amigos, de diferentes raças e cores. Ela chamou aquela atividade de “O Dia dos Novos Amigos”, no fim do dia ela abriu uma caixa com correntes de bijuterias para se usar no pescoço, metade prateadas e metade douradas. Ela explicou que ela comprou aquelas correntes que eram todas prateadas ou douradas, as dividiu ao meio com o alicate e uniu os pares, depois ela deu de presente para seus 31 alunos e para os 31 visitantes, e disse que representavam a união dos povos, independente da raça, independente da cor. Eu fiquei muito feliz com o trabalho de Rosa e quando ela me contou decidi repassar esse lindo trabalho de Rosa para você, pois se trata de mais um resultado muito importante do seu trabalho.
Parabéns, Mestre Egidio, seu livro também tocou nossos corações aqui em Honduras e espero que ele também chegue ao mundo todo!
Tereza Bermudez"
Obrigado Tereza por compartilhar conosco mais essa linda história e parabéns à Professora Rosa pela magnífica iniciativa.

Um comentário:

  1. Fantástico! Eu comprei este livro e é simplesmente emocionante! Um grande trabalho que deve ser compartilhado. Trata-se de um novo exemplo de livro das virtudes, só que com histórias humanizadas e contextualizadas no panorma social atual. Muito lindas, em especial as histórias Retalhos e O olhar de cada um.
    Parabéns, autor. Seu trabalho é primoroso!

    Marlene Visotto - Vitória/ES

    ResponderExcluir