quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Pé na tábua!

O mês de março tem marcado o início das temporadas de Fórmula 1. Mas os testes começam bem antes, no mês de janeiro, para que os engenheiros e pilotos façam os acertos necessários nos carros das equipes que participarão da temporada. Todo ano tem novidades: pneus, carenagem, aerodinâmica do bico do carro, sistemas eletrônicos e mais um monte de pequenos ou grandes detalhes que criam expectativas para uma grande temporada.

Por vezes, a novidade não está no carro ou nos pilotos estreantes, mas sim no regulamento, nas tecnologias de novos assessórios e até nas pistas, tudo cercado de conhecimentos científicos e matemáticos.

Este ano eu acredito que o piloto da Inglaterra, Lewis Hamilton, conquistará o título uma vez mais, não porque ele é o piloto pelo qual eu torço, mas sim pelo conjunto carro-piloto... Sim, sou brasileiro, mas torço pelo Lewis Hamilton. Isso acontece porque sou fã do esporte e do talento humano, algo que virou poeira entre os pilotos brasileiros depois que o Ayrton Senna morreu, há 20 anos. Outro ponto que me faz admirar Lewis Hamilton é o seu envolvimento com ações sociais, muitas delas dedicadas às crianças. Uma atitude louvável, uma vez que muitos pilotos não abraçam essa causa e simplesmente preferem um estilo de vida mais egoísta e fútil.

Lewis Hamilton no Brasil
em visita ao Rio de Janeiro na
Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio

Apaixonado como sou por este esporte, reuni-me com dois outros aficionados pela modalidade: Adriano Lima e André Peragini para escrever um livro, com o tema, automobilismo, chamado: Os Números nas Pistas, publicado pela Editora Uirapuru, indicado a partir do momento que o coração começa a bater mais forte com o ronco dos motores, mas, também, para o público a partir dos 14 anos.

O livro traz várias informações técnicas, científicas, humanas, matemáticas... enfim, é um livro que permitirá ao leitor conhecer um pouco (ou até muito) mais a respeito desse esporte que alia talento e tecnologias, em especial, para os monopostos da Fórmula 1 e Fórmula Indy. Portanto, Pé na Tábua que a temporada vai começar!

OS NÚMEROS NAS PISTAS
Egidio Trambaiolli Neto - Adriano Lima - André Peragine
Editora Uirapuru
(11)2249-7700
Indicado a partir dos 14 anos de idade

Um comentário: