sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

ENTRE ALTOS E BAIXOS

Imagine se seu nome fosse Gudamberto... Estranho, não é?
ENTRE ALTOS E BAIXOS traz a história de um menino chamado Gudamberto de Oliveira, que não gostava de seu nome. Veja o trecho que inicia a história:

"– Oi, meu nome é Gudamberto de Oliveira, mas as pessoas insistiam em me chamar de Gugu. Eu não gostava.
Um dia, um amigo meu começou a me chamar de Guliveira, mistura de Gugu com Oliveira, mas parecia nome de árvore. E eu não gostei... Guliveira?... Feio, ?
Depois foi vez da minha prima, ela achou engraçado o nome Guliveira, mas disse seria mais legal se fosse nome de menina, aí ela tirou o “A” do final e me chamou de Guliver. E eu gostei.
Dias depois eu descobri que Gulliver, com duas letras “L”, é o nome do personagem de uma história da literatura inglesa chamada As Viagens de Gulliver..."

A história prossegue quando Gudamberto decide pesquisar sobre Gulliver, acaba vivendo uma aventura bem parecida com a do personagem literário de Jonathan Swift, e depara com uma série de situações em que necessita usar seus conhecimentos matemáticos de medidas de massa, volume, comprimento... Pois tudo, no reino de Liliput era pequeno, terra na qual ele era gigante...

Este livro é indicado para crianças a partir do segundo e terceiro anos para o estudo de unidades de medidas e suas respectivas escalas.

ENTRE ALTOS E BAIXOS
Autor: Egidio Trambaiolli Neto
Editora Uirapuru
www.editorauirapuru.com.br
editorauirapuru@editorauirapuru.com.br
(11) 2249-7700
 

Um comentário:

  1. Excelente contexto para se trabalhar com medidas. As crianças sempre fazem um balaio de gato com milímetro, centímetros, metros, quilômetros, miligramas, gramas, quilogramas, mililitro e litro. Adorei!
    Profa. Joana Carmona
    Campinas - SP

    ResponderExcluir