Follow by Email

sexta-feira, 13 de junho de 2014

CUTUCAR ONÇA COM VARA CURTA

Provavelmente você já ouviu essa expressão: Cutucar Onça com Vara Curta, mas talvez não saiba que onça também é uma unidade de medida de massa de origem inglesa, ainda usada para medir massa de ouro e pedra preciosas. Quem alguma vez escutou a cotação do ouro, já deve ter ouvido falar na onça troy. A palavra onça vem do italiano onza e o troy é um sistema de medidas próprio para ouro e gemas.
A palavra vara também é uma unidade de medidas, em desuso. Entretanto, você já deve ter ouvido falar em juizado da terceira vara, por exemplo. Essa palavra vara vem de um instrumento antigo, que os juízes tinham como referência de medida: uma vara de madeira. Assim, quando havia algum problema sobre a área de um terreno, lá ia o juiz com sua vara de madeira conferir as medidas para registrá-las em documentos. Como o tamanho da vara podia variar de um juizado para outro, havia um controle geral que enumerava e definia qual vara era usada de acordo com a região, daí, a existência do termo usado no nosso exemplo: juizado da terceira vara.
São justamente temas como esses que são trabalhados no livro CUTUCAR ONÇA COM A VARA CURTA, um livro que fala sobre unidades de medida que, apesar de estarem em desuso, ainda fazem parte da nossa cultura.
Só quem não vê um PALMO diante do nariz que não entende a importância dessa obra, basta ter dois DEDINHOS de prosa com qualquer um para ver que temos uma PÁ de assuntos nesse campo para tratar.


CUTUCAR ONÇA COM A VARA CURTA
Egidio Trambaiolli Neto
Editora Uirapuru Ltda.
Ilustrações: Elvis Pereira da Silva
Indicado para o público em geral.
www.editorauirapuru.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário