terça-feira, 29 de abril de 2014

Somos todos macacos ou bananas?


A saída inteligente de Daniel Alves para o ato preconceituoso vivenciado no último final de semana acabou gerando um manifesto bem humorado na mídia e em especial nas redes sociais. Várias pessoas, negras ou não, estão postando fotos comendo bananas. Isso mostra o apoio dado ao atleta, com muito desdém à ignorância de algumas pessoas. Entretanto, esses atos se arrastam há séculos, os rótulos imbecis continuam vivos e ainda uma boa parcela de ignorantes cultiva esse preconceito idiota, juntando os 3 Is que rotulam qualquer preconceito: IGNORÂNCIA, IDIOTICE E IMBECILIDADE.
Incluem-se a eles mais dois Is: a intolerância e a indiferença.

É preciso lembrar-se de que tolerar é uma ação forçosa, ou seja, suportar, aturar. Logo, o combate do preconceito não se faz com TOLERÂNCIA, mas sim com outro “I”, de inteligência.
Há poucos meses, por sinal, escrevi um texto que evidencia cientificamente que a espécie humana NÃO POSSUI RAÇA! Isso mesmo, basta ter o mínimo de conhecimento em Biologia, o ser humano é Homo sapiens, a única espécie primata bípede ainda existente em nosso planeta, já entre outras espécies, como os macacos, há diferentes subspécies, ou seja, raças, como o mico-leão-dourado e o mico-leão-de-cara-preta, ambos são micos-leões, mas a raça difere. Portanto, o termo raça é erroneamente usado na espécie humana. Também não devemos usar o termo etnia, que é aplicada a grupos sociais, como os curdos, caiapós, guaranis, zulus, entre outros, portanto, é algo mais "colonial", digamos assim. Então, qual é a diferença entre brancos, negros, índios, amarelos? São apenas pequenos detalhes que o próprio meio foi moldando. O berço da humanidade é a África, ou seja, somos TODOS AFRODESCENDENTES. Ao conquistar os espaços do planeta, durante um longo período, o ser humano foi mudando, alguns mudaram de cor, cabelos, traços do rosto, abertura dos olhos, estatura e continua mudando. Mas por que os negros que vieram ao Brasil durante a colonização não mudaram de cor? Porque não somos camaleões! Na verdade, porque qualquer alteração leva milênios e o nosso país tem apenas 514 anos. Mas, outras mudanças são notórias em um tempo menor, compare a altura das pessoas de uma mesma família por algumas gerações e você notará que estamos crescendo, independente da cor. Então mais para frente vamos mudar? Essa mudança é cada vez mais difícil de acontecer, as fronteiras já não são limites estamos miscigenando! A ponto de alguns ignorantes rotularem Daniel Alves como negro, sendo que ele é, pelo menos, 90% branco. IRONIA! Sim, mais um I. Pela lógica do torcedor os macacos seriam 90% brancos!

O clube espanhol disse que o torcedor foi identificado e que ele será banido dos estádios por um longo espaço de tempo. Isso é pouco! Isso é CRIME! Tanto do torcedor quanto daqueles que aplicaram essa punição. E os crimes têm que ter punições rigorosas: multas, reclusão... E a toda poderosa CBF, o que irá dizer? O que irá fazer? Tem que agir! É necessário, é imprescindível! Caso contrário, continuaremos vendo essas atitudes ridículas acontecer. Vamos lá, CBF, ACORDE! Tire o pijama! Você tem que cobrar ações mais rigorosas e não ficar apenas comendo bananas.

Afinal, somos todos macacos ou bananas de pijama?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário