domingo, 11 de agosto de 2013

FELIZ DIA DOS PAIS

Para todos os papais eu deixo estas palavras que compõem a dedicatória do meu livro Histórias de Valor, publicado pela Editora Cortez:

Lembro-me de quando eu tinha por volta de seis anos e meus pais compravam caquis bem madurinhos para nó...s comermos. Ao final, sempre havia um ritual, meu pai abria cuidadosamente a semente ao meio e, de acordo com o estágio da germinação, me dizia que a semente sempre nos mostrava um objeto: se fosse o fio longo e espesso do broto começando a germinar, era uma faca; se a germinação estivesse com a extremidade já oval, seria uma colher e se o fio tivesse três ramificações na ponta, caracterizada pelo terceiro estágio germinativo, seria um garfo. Eu achava aquilo o máximo e queria sempre tirar o “garfo”, que era o mais difícil. Certa vez, eu estava chateado por só ter tirado “facas” nas últimas sementes dos meus caquis e meu irmão já havia tirado dois “garfos”, uma “colher” e “uma faca”. Percebendo o meu desapontamento, meu pai abriu a semente que faltava e eu fiquei decepcionado por obter mais “faca”, ele sorriu e disse: ah, mas esta aqui não é uma faca. É uma caneta! Isso quer dizer que você vai ser um escritor! Na época, fiquei muito feliz e hoje, esta é a minha profissão. Por esse motivo, dedico estas palavras ao meu pai, que deixou saudades, mas que também me deixou uma lição de criatividade, e a todos os pais que realmente amam seus filhos.
 Cena do Filme - A Procura da Felicidade - 2005
Will Smith e Jaden Smith
 
Histórias de Valor
Egidio Trambaiolli Neto
Cortez Editora
 

Um comentário: