domingo, 22 de dezembro de 2013

Ser ou Não Ser? Eis a Questão... Binária!

Os versos a seguir pertencem a um poema de minha autoria concebido de acordo com o estilo védico, ele apresenta estrutura silábica binária, ou seja, com 2 sílabas, é dotado de 4 palavras por verso, portanto, com 8 sílabas em cada verso. Além disso, possui 4 versos, com 16 palavras, perfazendo um total de 32 sílabas. Portanto, 1 poema, 2 sílabas por palavra, 4 palavras por verso, 8 sílabas por verso, 16 palavras no poema, 32 sílabas no total. Notou a relação binária? 1, 2, 4, 8, 16, 32. Note que as quantidades de elementos vão dobrando.

Travo brava briga curva
Cravo clara crina turva
Parvo trevo parca bruma
Farto trato casta turma


Note, ainda, que se lermos as duas primeiras palavras de cada verso, ou as duas últimas, comporemos novos poemas. E não para por aí... tente buscar outras combinações e verá que o poema se transforma... Observe o exemplo:

Travo clara briga turva
Cravo brava crina curva
Parvo trato parca turma
Farto trevo casta bruma


Além de tudo, um trava-língua...

Se você gosta de descobrir as entrelinhas do universo binário, vai gostar do livro de minha autoria que está sendo lançado pela
Editora Uirapuru.
 

 
Livro: SER OU NÃO SER? EIS A QUESTÃO... BINÁRIA
Autor: Egidio Trambaiolli Neto
Editora Uirapuru
Público Alvo: a partir dos 12 anos de idade
Mais informações em:
http://serounaoserquestaobinaria.blogspot.com.br/

domingo, 8 de dezembro de 2013

NO REINO DOS BOTÕES

Imagine um lugar em que seus moradores não conseguem aceitar as diferenças... Bem, eu não estou falando do nosso mundo, mas é um lugar muito parecido pelos problemas de convivência: trata-se do Reino dos Botões. Lá, botão com quatro furos e dois furos não se entendem, os redondos criticam os quadrados, os de plástico não querem nem ouvir falar dos de madeira ou de metal, os grandes se acham superiores aos pequenos - em todos os sentidos! E os problemas com as cores, então? O rei, diante de tantos problemas, tenta organizar seu reino por agrupamentos e tenta separá-los, para evitar conflitos: os com quatro furos ficarão a Leste, os de dois a Oeste... mas também há os que têm quatro furos que são brancos, pretos, amarelos... ainda tem aqueles que são de plástico, de madeira, de metal... Nossa! Essa tarefa vai deixar o rei doidinho!

No Reino dos Botões é um livro que trabalha com temas fortes: preconceito, convivência e diferenças, associados aos conceitos matemáticos de classificação, organização e agrupamentos.
 
 

Livro: No Reino dos Botões
Autor: Egidio Trambaiolli Neto
Editora Uirapuru
Indicado para crianças a partir dos oito anos de idade.

Mais informações: www.editorauirapuru.com.br ou pelo telefone (11) 2249-7700