segunda-feira, 6 de maio de 2013

Semana e Dia das Mães

Este é o meu livro Vitrúvio para Crianças, publicado pela Editora Uirapuru.


Vitrúvio para Crianças - Egidio Trambaiolli Neto - Editora Uirapuru

Para quem não sabe, Leonardo da Vinci, ao realizar seus estudos e compor a arte de O Homem de Vitrúvio, colocou a ilustração de um homem dentro de um quadrado, que representa o mundo humano material, e de um círculo, que simboliza o mundo humano espiritual, a aura divina.

 
O Homem Vitruviano - Leonardo da Vinci - 1490 (aproximadamente)

Se observarmos atentamente, notaremos que o umbigo fica bem no centro do círculo, ou seja, no centro do espírito humano, por onde recebemos de nossas mães o dom da vida, nosso alimento e muito mais.
E é justamente o umbigo a primeira cicatriz que ganhamos em nosso corpo, a cicatriz que representa a separação da conexão material com a pessoa que nos presenteia com a vida, nos dá a luz: a nossa mãe!
Portanto, nesta semana do dia das mães, eu quero que todos pensem na importância dessa primeira cicatriz e em seu significado. E vocês hão de convir comigo que: se a nossa mãe não fosse tão importante, a primeira separação que sofremos na vida não nos deixaria uma marca tão significativa.
FELIZ SEMANA DAS MÃES a todas as mães. Um beijo a todas vocês!


5 comentários:

  1. Como sempre, genial!

    Dalva Alembert

    ResponderExcluir
  2. Lindas e sabias palavras as suas.
    A natureza é perfeita, até em nossa 1ª cicatriz...
    LINDO!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Extraordinária mensagem, professor.

    ResponderExcluir
  4. Professor Egidio
    No semestre passado eu trabalhei com o seu livro Vitrúvio para Crianças com os alunos do quinto ano. Fiquei encantada em descobrir que a figura do Homem Vitruviano traz tantas informações matemáticas e um significado simbólico tão bonito. Até então eu desconhecia as razões do homem da imagem estar dentro de um círculo e de um quadrado, que o círculo representa a aura espiritual e o quadrado o mundo material. Quando fiquei sabendo que o centro do círculo incide sobre o umbigo, que é por onde a mãe alimenta e compartilha o espírito com o filho e que o centro do quadrado incide sobre a genitália, que é por onde a vida é concebida, senti-me como se estivesse descobrindo a equação com a qual Deus construiu o ser humano. Foi maravilhoso!
    Realmente, devo concordar que o trabalho de Leonardo da Vinci foi primoroso, mas a tradução de seu significado no contexto do livro que você fez, foi excepcional!
    Parabéns por conciliar o teu talento como escritor com toda essa ação social que tem mobilizado o país e marcado a tua vida. E parabéns por esse blog tão humano. Que Deus te abençoe, pois o Brasil e o mundo precisam de homens como você.
    Profa. Cecília de Paula
    Goiânia - GO

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por essas palavras, Professora Cecília de Paula

    ResponderExcluir