sábado, 29 de junho de 2013

Livros, as armas dos libertos

Hoje pela manhã fiz uma experiência curiosa. Ao parar em um semáforo, uma criança veio me pedir "uma moedinha" e eu lhe dei um dos meus livros, optei pelo Na Bucha, que estava de jeito e era apropriado para a criança por sua faixa etária.
Os olhos do menino cintilaram e ele perguntou: Pra mim?
E eu respondi que sim.
Ele agradeceu e saiu correndo, chamando duas outras crianças, um outro menino e uma menina, que estavam nos arredores e que dividiam as filas dos carros pedindo esmolas.
Curiosamente, as crianças cercaram o menino que apontou para o meu carro. Elas olharam para mim e eu sinalizei para que também viessem até o carro e, enquanto o semáforo não abria, elas correram com olhares esperançosos até onde eu me encontrava. Sem dizer nada eu dei mais dois livros de minha autoria para elas: O Dilema de Marquinhos, para o menino, e A Cama do Buraco Negro, para a menina.
Foi gratificante ver aquelas crianças com um sorriso sincero no rosto, correndo até o gramado ao lado da via, sentando e compartilhando o que descobriam a cada página dos livros, esquecendo daquela árdua tarefa de mendigar.
O semáforo abriu e, desta vez triste por ter aberto "tão rápido", eu parti, sentindo-me realizado, pensando profundamente se aquelas crianças estavam frequentando a escola, pois sede de conhecimento elas provaram ter, a única coisa que lhes faltam é o direito da infância, negado pela indiferença política e social de nosso país.
Brasil, acorde! Deixe de covardia! Não há futuro para aqueles que não cuidam de suas crianças. Sem educação não se tem esperança!

Na Bucha - Egidio Trambaiolli Neto
Editora Uirapuru

O Dilema de Marquinhos - Egidio Trambaiolli Neto
Editora Uirapuru

A Cama do Buraco Negro - Egidio Trambaiolli Neto
Editora Uirapuru

terça-feira, 25 de junho de 2013

Livros sem fronteiras

Prezados amigos,

Realmente os livros não têm fronteiras. Vejam que depoimento emocionante que recebi referente ao trabalho de uma professora que trabalha no Timor Leste.

Parabéns pelo seu trabalho. Eu tenho usado seus livros aqui em Dili, no Timor Leste, sempre que possível. Educar em um país tão distante, com uma cultura tão diferente e uma instabilidade política, é uma missão árdua, mas gratificante.
Na semana passada uma menina chamada Isabel se aproximou de mim depois que li para a classe o seu livro Síndrome de Quê, que recebi de minha irmã no mês passado pelo correio. Isabel me falou que tem uma irmãzinha que possui deficiência mental em virtude da guerra civil de 2006, porque ela nasceu com problemas durante os conflitos e não teve atendimento médico adequado. Disse-me também que o pai não a aceitava daquela forma e que batia na irmã com frequência, por qualquer motivo.
Aquilo me tocou profundamente, por isso, não pensei duas vezes e dei meu livro para Isabel, que leu para os pais e para os irmãos.
Segundo Isabel, ao terminar a leitura e olhar nos olhos do pai, ela viu que ele estava chorando. Isabel pediu ao pai que abraçasse a irmã e ele a abraçou, chorou e pediu desculpas. Assim como no livro de sua autoria, a irmã de Isabel sorriu como se estivesse perdoando o pai.
Por isso, professor Egidio, fiz questão de contar esse relato, entre tantos outros que tem em seu blog. Sem dúvida, você é um missionário do amor ao próximo.

Profa. Marcia Silva - Dili/Timor Leste

Síndrome de Quê?
Egidio Trambaiolli Neto
Editora Uirapuru

sábado, 22 de junho de 2013

Conheçam Bruno, um dos personagens do livro A Missão, de minha autoria, publicado pela Editora FTD. Bruno é capoeirista e em determinado momento da história, precisa enfrentar poderosos samurais, para isso, ele usa seus conhecimentos e suas ...habilidades de capoeira para superar seus inimigos.
O livro é dedicado à aplicação de conceitos matemáticos para solucionar problemas e faz parte da Coleção O Contador de Histórias e Outras Histórias da Matemática. Neste volume trabalho, entre outros temas, com aventuras que necessitam do uso de equações do segundo grau para desvendar instigantes enigmas. Confiram e vejam como a Matemática também pode ser divertida!
Maiores informações:
http://www.ftd.com.br/detalhes/?id=2034


 

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Convite - Lançamento em Portugal

Prezados,
Eis o convite para o lançamento do livro A Magia das Chaves - Antologia de Contos, da Edições Vieira da Silva, que tem um conto de minha autoria.
Quem quiser e estiver em Lisboa - Portugal, pode comparecer!

Educar é uma via de mão-dupla


Após trabalhar com o livro O Dilema de Marquinhos, de minha autoria, publicado pela Editora Uirapuru, que contempla as dúvidas de uma criança sobre como nascem os bebês e as confusões que se formaram em sua ca...beça, a professora Rita Araújo estabeleceu um curioso diálogo com um de seus alunos de nove anos, cujo primeiro nome é William.

(Professora) William, o que você achou da história do livro O Dilema de Marquinhos?
(William) Eu achei que os pais deveriam prestar mais atenção em seus filhos.
(Professora) Por que você diz isso?
(William) Porque muitos adultos acham que os filhos são computadores que já nascem sabendo.
(Professora) Mas os computadores não “nascem” sabendo.
(William) É, prô, mas se você colocar qualquer porcaria no computador ele vai guardar aquilo dentro dele pra usar depois.
(Professora) Isso é verdade!
(William) Com a gente é a mesma coisa, prô, se os adultos não explicarem as coisas direito, nós acabamos ouvindo o que os outros falam e usando depois.
(Professora) Infelizmente, William, sou obrigada a concordar com você.
(William) É por isso que a gente deixa de acreditar em nossos pais, eles enganam a gente para não contar as coisas, mas os outros contam...
(Professora) Mas você precisa tomar cuidado com o que os outros te falam, tem muita maldade espalhada por esse mundo. Vocês precisam confiar mais nos seus pais.
(William) Por quê? Eles não confiam na gente, não contam direito como as coisas são. A gente tem curiosidade!
(Professora) Huuumm...
(William) Prô, por que não tem escola para os pais aprenderem a conversar e a falar a verdade para os filhos?


Quando a Professora me fez esse relato, ela concluiu com a frase.
É, professor Egidio! Tem dias que eu penso: quem ensina mais numa escola, os professores, ou os alunos?


Obrigado, professora e William, vocês também nos ensinaram muito mais no dia de hoje.
 
 

terça-feira, 18 de junho de 2013

Imagine receber uma visita de Chronos, o Senhor do Tempo da Mitologia Grega. E se ele viesse até você para pedir ajuda para resolver um problema no passado que, se não for solucionado, poderá comprometer a vida da humanidade?
Quando lancei a coleção O Contador de Histórias e Outras Histórias da Matemática, pela Editora FTD, utilizei esse contexto para compor oito histórias, para oito livros paradidáticos de Matemática, indicados para estudantes do Ensino Fundamental 2, lenvando o leitor a uma dinâmica de solução de enigmas e desafios no desenrolar da aventura, utilizando conceitos matemáticos que, até então, muitas vezes eram vistos como ferramentas sem grandes propósitos.
A coleção ganhou corpo e, até hoje, tem servido de referência para muitos projetos pedagógicos de grande envergadura. Quem quiser saber mais a respeito dos oito títulos: A Jaçanã, A Revelação, Os Exploradores, A Profecia, Os Olímpicos, O Aprendiz, A Missão e Os Peregrinos, basta clicar em
http://www.ftd.com.br/?s=Egidio+Trambaiolli+Neto&post_type=catalogo&submit=Search.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Pinóquio do Asfalto

Queridos amigos.
Em primeira mão a capa do meu livro Pinóquio do Asfalto, uma releitura da história Pinóquio, só que no lugar de um menino de pau, um menino de rua, que sonha em ser um menino de verdade e precisa provar seu valor.
A história tem emocionado a todos que têm trabalhado neste livro.
O livro será lançado no próximo mês pela Editora Uirapuru e é indicado a partir dos 11 anos de idade, em especial, para o Ensino Fundamental II e Médio.

Pinóquio do Asfalto
Egidio Trambaiolli Neto
Editora Uirapuru
 
Amigos,
Outra conversa gratificante em um bate-papo informal que tive ontem no começo da noite:
(Pai de aluno) Meu filho está usando seu livro.
(Eu) Qual?
(Pai de aluno) Um que fala sobre Meio Ambiente: Água, dona da vida!
(Eu) Ah, sim! Da Coleção Ecoagente, do material da Technex!
http://technex.com.br/
(Pai de aluno) Depois que meu filho começou a usar o seu livro, eu e a minha mulher estamos tendo aulas de meio ambiente quase todos os dias! (risos) Nós até mudamos nossos hábitos de consumo de água. Não sabíamos que a situação era tão precária! Fiquei impressionado quando soube que em alguns países se faz guerra por causa de água. A televisão não fala essas coisas...
(Eu) Fico feliz pelo teu filho passar o que ele está aprendendo para vocês.
(Pai de aluno) Não! Sou eu que fico feliz. Com os seus ensinamentos eu posso contribuir para deixar para o meu filho muito mais do que as coisinhas que eu conquistei na vida. Eu tenho a obrigação de também deixar para ele um mundo melhor. Não é verdade?
A conversa encerrou-se com um aperto de mão que, bem mais do que soar como uma despedida, deu-me uma grata sensação de missão cumprida.



quinta-feira, 13 de junho de 2013

O poder de um livro

Amigos,
Vejam que bacana este depoimento de uma professora que relatou o diálogo que teve com uma aluna após trabalhar com o livro A Cama do Buraco Negro, de minha autoria, pela Editora Uirapuru.
(Professora) E você, Cintia, o que achou da ...
história do livro?
(Aluna) Eu achei importante!
(Professora) Importante?
(Aluna) É, eu achava que responsabilidade era 'coisa' de adulto. Na minha casa quem arrumava a minha cama era a minha empregada, mas a cama é minha!
(Professora) Sei...
(Aluna) A cama é minha, por isso, agora sou eu que arrumo. Eu não posso deixar que os outros façam o que é da minha responsabilidade. Seria como se ela viesse estudar no meu lugar, assim eu não ia aprender nunca! Hoje eu já sei arrumar minha cama e o meu quarto. Ela só faz a limpeza, mas sou que cuido das minhas coisas, agora eu sei onde está tudo!
Pois é, pessoal, a Cintia entendeu o recado!
 
Lançamento realizado em Mogi Mirim - SP
 
A Cama do Buraco Negro
Egidio Trambaiolli Neto
Editora Uirapuru