sexta-feira, 22 de março de 2013

Estão todos convidados para a apresentação do TG/TCC do meu filho Lucas Trambaiolli

"Uso de Interface Cérebro-Máquina no Controle de Protótipos Robóticos"


Dia:
03/04/2013 das 14:00 às 17:00 h

Local:
UFABC - Campus Santo André - Av. dos Estados, 5001.
Sala 210-0, bloco A

 
Introdução: Uma série de alternativas vem sendo pesquisada com o intuito de auxiliar pessoas portadoras de marcha patológica, sendo uma delas a aplicação dos conceitos de cinética e cinemática da própria marcha, para o desenvolvimento de vestes robóticas (exoesqueletos). Em paralelo, a linha de pesquisa com interfaces cérebro-máquina (ICM) busca utilizar sinais elétricos cerebrais, registrados por eletroencefalografia (EEG), com o objetivo de prover a interação e controle de equipamentos eletromecânicos, sem a necessidade de um comportamento motor do usuário.
Objetivo: Este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de uma ICM baseada em EEG para o controle de um robô bípede (RB) por meio de sinais decorrentes da imaginação motora (IM).
Metodologia: Dois sujeitos saudáveis (1 homem e 1 mulher) foram submetidos à duas sessões de testes de controle da ICM. Cada sessão foi constituída de duas rodadas de teste e quatro rodadas de treino, tendo cada rodada 20 tentativas de imaginação do movimento (IM) da mão esquerda e 20 da mão direita. A saída de um classificador Linear Discriminant Analysis, treinado com os dados coletados durante a seção de treino, era utilizada para determinar qual perna do robô seria movida nas sessões de teste (IM da mão direita movia a perna direita, e da esquerda movia a perna esquerda).
Resultados e discussão: Utilizando uma estratégia de imaginação proprioceptiva, o sujeito 1 obteve 70.00+-6.85% de acerto na primeira sessão e 95.00+-3.06 na segunda sessão, sendo a última rodada desta sessão com acerto de 100%. Foi possível observar a sincronização das ondas mu-motoras e dessincronização das ondas e beta-motoras nos eletrodos contralaterais, e o efeito inverso nos eletrodos ipsilaterais nos registros do período de treino deste sujeito. Já o sujeito 2, utilizando uma estratégia visual e proprioceptiva, obteve 46.88+-4.10% na primeira e 54.38+-4.10% na segunda sessão, tendo relatado a necessidade de mudança de estratégia entre as sessões.
Conclusão: Tendo em vista o funcionamento adequado da interface, e o controle do RB sendo realizado adequadamente nas sessões de teste, pode-se concluir que o uso de ICMs é uma possível ferramenta para o controle de exoesqueletos por indivíduos com marcha patológica."

Dia:
03/04/2013 - das 14:00 h às 17:00 h

Local:
UFABC - Campus Santo André - Av. dos Estados, 5001 -  Sala 210-0, bloco A

Lucas Trambaiolli é autor do livro infantil A GUERRA DAS CORES, publicado pela Editora Uirapuru, indicado para crianças a partir dos 9 anos de idade
.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Excalibur

Amigos, em primeira mão as fotos do jogo de tabuleiro Excalibur, de minha autoria, que será comercializado pela Mitra Oficina de Criação www.mitracriacao.com.br.


Excalibur foi inspirado na lendária espada do Rei Arthur, nas histórias da Távola Redonda.
O jogo Excalibur integrará o projeto Jogos e Estratégias, publicado em parceira pela Editora Uirapuru e Mitra Oficina de Criação.


O jogo também fará parte da Enciclopédia de Jogos de Tabuleiro produzido e distribuído para todo o Brasil pela Mitra.